O “I Congresso de Gestão da Amazônia” é um congresso ser realizado em Manaus, na capital do Estado do Amazonas, com a primeira edição prevista para 2018. Manaus é o principal centro financeiro, corporativo e econômico da região norte do Brasil, e que tem o 6º maior PIB do país. Além disso, é a segunda maior região metropolitana do norte do país e a décima segunda do Brasil, com dois milhões de habitantes.

A conferencia almeja reunir pesquisadores e participantes de vários países, de renomadas instituições americanas, latino-americanas, europeias e asiáticas, dedicados ao estudo da inovação, sustentabilidade e governança como temas de grande importância para a região amazônica. Será uma oportunidade para integrar pesquisadores e dirigentes de empresas públicas, privadas além de associações da sociedade civil e ONGs, tanto nacional como internacional, na discussão dos desafios enfrentados pela região amazônica. Eventos com tal magnitude constituem-se numa ocasião impar, não somente para introduzi-la cada vez mais na comunidade internacional, mas igualmente colocá-la na rota dos estudos científicos, agora e muito mais no futuro.

Este congresso dará também destaque a Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica. Projetos inovadores que consideram, simultaneamente, a conservação ambiental, a responsabilidade social, a viabilidade econômica e o respeito à diversidade cultural.  Projetos que revelem através de sua prática o potencial de transformação da Região Amazônica em prol do seu desenvolvimento sustentável. Este destaque inclui start-ups e pequenos negócios de sucesso na Amazônia, desenvolvidos nos meios urbano e rural.