co
Adalberto Luiz Vaz
Adalberto Val estuda adaptações biológicas às mudanças ambientais, naturais e causadas pelo homem. Realizou seu pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá. É associado a várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, no âmbito das quais organizou mais de duas dezenas de eventos no Brasil e no exterior. Publicou mais de 130 trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros; mais de 20 capítulos de livros e foi organizador e autor de diversos livros, entre os quais se destacam Fishes of the Amazon and their Environment pela Springer Verlag (1995) e The Physiology of Tropical Fishes pela Academic Press (2006). Exerceu a função de Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia de 2006 a 2014 e de Diretor de Cooperação Internacional da CAPES entre 2015 a 2016. Atualmente coordena o INCT ADAPTA. Orientou mais de 70 alunos de Iniciação Científica e mais de 60 profissionais em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2002, foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe Comendador) e, em 2013, com a mesma comenda na Classe Grã-Cruz. Em 2004, foi agraciado com o Prêmio Excelência da American Fisheries Society por sua contribuição científica na área de fisiologia e bioquímica de peixes. É bolsista de produtividade 1A do CNPq. Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas, em 2014 recebeu o titulo de Cidadão do Amazonas, e em 2016 foi agraciado com o honroso prêmio Anísio Teixeira de Educação Superior.

Adalberto Luiz Vaz
Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI)
Alfredo M. R. Lopes
Nascido em Manaus, Alfredo é escritor com 11 títulos sobre a Amazônia; é ensaísta, formado em Filosofia, com os Jesuítas da Faculdade São Luiz e Teologia com os Salesianos do Instituto Pio XI, ambos em São Paulo, onde deu aulas de Filosofia e Teologia na PUC, e Filosofia na Universidade Metodista, até 1997. Tem especialização em Psicologia da Educação na PUC. Fez ainda pós-graduação em Administração na Ufam, Manaus AM, onde se aposentou como docente. Atualmente é consultor do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, do BID, e Grupo Simões, atua como professor colaborador no projeto Pioneiros e Empreendedores, a Construção do Brasil no Século XXI, desde 2013, e integra o Conselho Consultivo da I AMAS, Conferência Internacional de Gestão da Amazônia.

Alfredo M. R. Lopes
Consultor do CIAM - Centro da Indústria do Estado do Amazonas
Augusto César Barreto Rocha
Augusto Rocha tem sido um professor que gosta de compartilhar conhecimentos, empreender e escrever. Em sua carreira publicou diversos artigos e capítulos de livros. Na UFAM é Professor Adjunto 4 e atua em programas de Mestrado e Doutorado. Gosta de ler e revisar textos científicos, o que não o afasta de leituras jornalísticas internacionais de economia e gestão, bem como de textos sobre temas alternativos. Além da UFAM, atua voluntariamente em entidades empresarias como a FIEAM e o CIEAM. É um cidadão do mundo, tendo também estudado nos EUA e Europa. A seguir uma síntese mais detida de seu C.V. Lattes: Possui Doutorado em Engenharia de Transportes pela UFRJ (2009), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), especialização em Gestão da Inovação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2000) e graduação em Processamento de Dados pela UFAM (1998). Possui ainda certificado em Estratégia e Inovação (2012) e Gestão & Liderança (2013) pelo Massachusets Institute of Technology-Estados Unidos. Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Também atua como coordenador do comitê de logística do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas e diretor adjunto da mesma área na Federação da Indústria do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Gestão de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, inovação, sistemas de informação, indicadores e logística.

Augusto César Barreto Rocha
Professor Doutor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
César Augusto De Las Casas Díaz
Peruano. Diplomático de carrera. Ministro en el Servicio Diplomático de la República del Perú. Licenciado en Relaciones Internacionales por la Academia Diplomática del Perú y Bachiller en Derecho por la Pontificia Universidad Católica del Perú. Es MSc in Politics of the World Economy por The London School of Economics and Political Science (LSE) y Master of Social Sciences por la Universidad de Estocolmo. Ha sido profesor universitario de relaciones internacionales y negociación. Ha ejercido funciones diplomáticas en Estocolmo, Santiago de Chile, Brasilia y Manaus, y participado en negociaciones bilaterales y multilaterales.

César Augusto De Las Casas Díaz
Membro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
Claudio Benedito Valladares-Padua
Administrador de empresas e biólogo. Possui mestrado e doutorado pela Universidade da Flórida em Gainesvil, le, EUA. É professor aposentado da Universidade de Brasília. Atualmente exerce a função de reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e Vice-Presidente do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas. Cláudio é também pesquisador associado sênior da Columbia University em Nova Iorque. Em 2003, junto com sua esposa Suzana Pádua foi considerado pela revista Time Herói do Planeta por sua atuação na conservação da biodiversidade. Claudio é também sócio diretor das empresas Biofílica Investimentos Ambientais SA e de Parquetur Participações S.A. Claudio é membro do Conselho do Instituto Arapyaú, da Fundação Renova, do Global Advisory Council da Odebrecht SA, da Natura (Programa Amazônia), e da Mãe Terra Produtos Naturais. Publicou três livros e mais de 40 trabalhos em revistas científicas e de divulgação nacionais e internacionais.

Claudio Benedito Valladares-Padua
Professor Doutor da Universidade de Brasília (UNB)
Claudio Machado P. Neto
Professor Doutor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: Governança Corporativa, Governança e Sucessão em Empresas de Controle Familiar, Agribusiness, Estrategia e Responsabilidade Corporativa. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1985), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA/USP). Professor visitante da Universidade de Wageningen (Holanda), 2008. Coordenador da Área de Administração Geral do Departamento de Administração da FEA/USP desde junho de 2014. Coordenador do Grupo de Pesquisas PENSA (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial), registrado no CNPQ

Claudio Machado P. Neto
Professor Doutor da
FEA/USP
Denis Minev
Denis Benchimol Minev é diretor financeiro da Bemol e Fogás e co-fundador e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável. Em 2012 foi selecionado Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial. Denis serviu como Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e como analista financeiro do Banco Goldman Sachs. É formado em economia pela Stanford University, tem mestrado em Estudos Latino-Americanos também pela Stanford University e MBA pela Wharton School.

Denis Minev
Diretor financeiro da
Bemol e Fogás
Eugênio Pantoja
Diretor de Planejamento Territorial e Políticas Públicas, é formado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Como gestor e consultor, trabalhou com planejamento estratégico e discussão de políticas públicas nas áreas de ambiente, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento territorial nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas e Mato Grosso, com passagens pela Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (GIZ), Ibama, Sebrae, GeoPlus FBDS, governo do Acre, Conservação Internacional Brasil, dentre outros. Em sua carreira, acumulou experiência tanto com o poder público quando na sociedade civil. Atuou com povos indígenas e comunidades tradicionais, gestão ambiental, serviços ambientais, planejamento e desenvolvimento territorial, indicadores e monitoramento de impacto e avaliação de projetos.

Eugênio Pantoja
Diretor de Planejamento Territorial e Políticas Públicas do IPAM
Graziella M. Comini
Economista, com mestrado, doutorado e livre-docência em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS), Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA/USP, Representante do Brasil no SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Coordenadora Pedagógica do MBA de Negócios Socioambientais do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos nos seguintes temas: empreendedorismo social, responsabilidade social corporativa, negócios sociais e inovação social.

Graziella M. Comini
Professora Associada da
FEA/USP
Jacques Marcovitch
Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo da qual foi Reitor. Dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental. Desde 2002, tem pesquisado as políticas de implantação da Convenção do Clima com ênfase na redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. Master of Management pela Vanderbilt University (EUA), Doutor em Administração pela FEA/USP, e pós-doutorado pelo International Management Institute (Suíça). Publicou uma dezena de livros entre os quais a trilogia “Pioneiros e Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil” e “ “A gestão da Amazônia: Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas” (Edusp). Além das atividades acadêmicas, na FEA e no Instituto de Relações Internacionais da USP, é membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra. Recebeu vários reconhecimentos, entre eles: l´Ordre Nationale de la Legion D´Honneur (França), Prêmio Jabuti (1998, 2008, 2012), Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Jacques Marcovitch
Professor Titular Senior da
FEA/USP
Jaime Samuel Benchimol
Presidente do Grupo Bemol-Fogás, economista pela Universidade do Amazonas e pela Miami University com Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Jaime lecionou Micro-Economia e Economia Monetária na Universidade do Amazonas e mantém proximidade com a atividade acadêmica proferindo palestras e participando de encontros em várias universidades. Participa de associações de classe como diretor da Associação Comercial do Amazonas- ACA e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus – CDLM desde 1982. Sua gestão no grupo Bemol-Fogás, que atualmente emprega 3.000 funcionários, tem sido marcada pela continuidade, expansão e aprimoramento do trabalho pioneiro da primeira geração de fundadores que iniciaram a organização em 1942. A prestação de serviços de qualidade aos seus clientes, a valorização de seus funcionários e a ética empresarial têm sido os mais importantes valores culturais da organização Bemol-Fogás que recolhe correta e pontualmente a totalidade dos impostos, encargos e contribuições devidas, destacando-se há mais de 17 anos dentre os principais arrecadadores de impostos estaduais e federais da Região Norte.

Jaime Samuel Benchimol
Presidente do Grupo
Bemol-Fogás
Marcello Brito
Brasileiro, graduado em Engenharia de Alimentos pela UNIFEB de Barretos - SP. Possui especializações em Responsabilidade Social e o terceiro setor pela Fundação Instituto de Administração, MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e mestrado em Estratégica de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pelo Instituto de Administração e Economia da Universidade Pierre Mendes em Grenoble – França, entre diversos outros cursos e especializações em âmbito nacional e internacional. Atua no setor de óleos vegetais há mais de 30 anos e atualmente ocupa os cargos de Diretor Executivo da Agropalma, Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, membro do conselho da Organis - Associação Nacional da Agricultura Orgânica e Sustentável e do comitê executivo do POIG-Palm Oil Innovation Group.

Marcello Brito
Diretor Executivo da Agropalma, Diretor da ABAG
Mariano Colini Cenamo
Mariano é Engenheiro Florestal pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), empreendedor social e co-fundador do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM). Desde 2004, quando se mudou para o Amazonas, tem dedicado sua carreira na busca por soluções inovadoras para promover a conservação de florestas, a mitigação das mudanças climáticas o desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos tem se empenhado intensamente em atrair investimentos de impacto para viabilizar negócios sustentáveis que promovam a redução do desmatamento e a restauração florestal na Amazônia.

Mariano Colini Cenamo
Pesquisador do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM)
Marta Lucia Tostes Vieira
Doutora em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Sevilha (Espanha); Mestrado e Licenciada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio do Janeiro (Brasil); Certificada como PMP pelo PMI, Diploma em Gestão de Projetos e Qualidade pelo Instituto PUCP de Qualidade. Docente principal do Departamento Acadêmico de Ciências da Administração da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP); e Professora da Escola de Pós-Graduação da PUCP desde março de 1999. Professora visitante da Universidade Nacional Agraria La Molina (UNALM). Gerente Geral de Excelência e Desenvolvimento S.A.C (EXCEDESA), Consultora desde 2006. Diretora Executiva da AGRORED Norte. Consultora internacional e pesquisadora na área de projetos de desenvolvimento, planejamento estratégico, economia do trabalho e inovação tecnológica.

Marta Lucia Tostes Vieira
Professora Doutora da Universidad Catolica del Peru (PUCP)
Natalia Escobar Pemberthy
Natalia Escobar-Pemberthy is currently an Assistant Professor of International Relations and Global Governance in the Department of International Business at Universidad EAFIT in Medellín (Colombia), and research associate for the Center for Governance and Sustainability at the University of Massachusetts Boston. Her research focuses on Environmental Governance, particularly on the implementation of global environmental conventions and their linkages to the Sustainable Development Goals. She holds a PhD candidate in Global Governance and Human Security from the University of Massachusetts Boston, a MSc in International Relations from the London School of Economics and Political Science, and a BA in International Business from Universidad EAFIT.

Natalia Escobar Pemberthy
Professora Doutora da
Universidad EAFIT
Nilson de Oliveira Jr
Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (1999), MBA Team Manager pela FGV/ISAE (2002), Mestrado em Contabilidade e Controladoria na Linha de Pesquisa de Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Amazonas (2009), MBA de Gestão Estratégica de Negócios na FGV/ISAE (2011), Certificação PMP - Project Management Professional (Profissional de Gerenciamento de Projetos) e atualmente está cursando Doutorado em Administração na FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Já trabalhou na Xerox Indústria e Comércio, Telemar/Oi e desde 2006 trabalha na Petrobras, ocupando atualmente o cargo de Administrador Sênior. Atua como professor universitário na UEA - Universidade do Estado do Amazonas nos cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de gestão estratégica e gestão de projetos. Em 2010 recebeu da Universidade do Estado do Amazonas o Mérito Acadêmico Docente do Curso de Administração.

Nilson de Oliveira Jr
Professor Assistente da
UEA/AM
Niro Higuchi
Pós-doutor em Manejo Florestal pela University of Oxford (1998), doutorado em Manejo Florestal pela Michigan State University (1987), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1978) e Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1975). Atualmente é pesquisador titular do laboratório de manejo florestal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e coordenador do programa de pós-graduação em Ciências de Florestas Tropicais do INPA e do projeto INCT – Madeiras da Amazônia. Está como bolsista PQ-1A do CNPq e é membro titular da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Brasileira de Ciências.

Niro Higuchi
Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI)

Peter Poschen
Professor Doutor Universidade de Freiburg
Roberto Garcia
Roberto Garcia é Empresário e Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech (Fundação Des. Paulo dos Anjos Feitoza) e também do INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico). Sua formação acadêmica abrange Mestrado em Business Innovation pela FUCAPI em associação com a Universidade do Novo México - Albuquerque - EUA, Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI, Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista - UNIP, além de vários outros cursos de especialização realizados no Brasil e exterior nas áreas de Tecnologia da Informação, Liderança de Projetos e Pessoas, Estratégias Empresariais, Gestão Operacional, "Supply Chain Management", "Total Quality", "Lean Manufacturing", Six Sigma, bem como metodologias ágeis de projetos, dentre elas, SCRUM, KANBAN, entre outros.

Roberto Garcia
Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios FPF Tec e INDT
Roberto Sbragia
Professor Titular do Departamento de Administração Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre e Doutor em Administração pela FEA/USP. Estudos de Pós-Doutoramento na Northwestern University (EUA) na área de "R&D Management”. Membro do Conselho Deliberativo e Ex-coordenador Cientifico do NPGT/USP- Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo. Membro da Advisory Committee do Project Management Global Fórum, University of Texas at Dallas, EUA. Membro ativo do PMI- Project Management Institute e representante oficial da FIA- Fundação Instituto de Administração junto ao programa REP- Registered Education Provider. Associado Ativo e Ex-Presidente da ALTEC- Associación Latino-iberoamericana de Gestión Tecnológica, Mexico. Associado ativo e membro da International Liaision Committee da IAMOT- International Association of Management of Technology, EUA. Instrutor, consultor e autor de várias publicações e trabalhos, tanto no Brasil como no exterior.
